sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um movimento estudantil, unificado para as mudanças no Brasil!



O movimento estudantil sempre esteve presente nas grandes conquistas deste nosso país, sempre resistiu a repressões dos governos autoritários e principalmente sempre esteve à frente das lutas pelos direitos dos estudantes.
Em 1947 os estudantes organizados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) participaram do que foi um dos maiores movimentos de opinião: a campanha “O petróleo é nosso”, que resultou na criação da Petrobrás. No período violento da ditadura militar, os estudantes foram à linha de frente das organizações que lutaram corajosamente contra o regime e também no processo de redemocratização no país, o que hoje em dia, nos garante o direito de expressas nossas idéias e opiniões, no “Fora Collor” os estudantes também marcaram presença, e com suas “casa pitandas” foram às ruas exigir a saída do presidente, entre muitas outras bandeiras sempre defendidas com muita raça por estudantes do país todo!
Hoje em dia, a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) defendem bandeiras importantíssimas para que o nosso país possa avançar ainda mais.




Principais bandeiras atuais do Movimento Estudantil

10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.
50% do Fundo Social do Pré-Sal pra Educação.
Passe livre para os estudantes.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog; sistematizando as informações teremos uma fração secundarista movimentada de maneira que os objetivos da classe façam parte de uma pauta dos mais de 13 mil estudantes do município.

    ResponderExcluir