COMO ORGANIZAR UM GRÊMIO EM SUA ESCOLA |
Para organizar um Grêmio em sua Escola, em primeiro lugar, deve-se constituir uma comissão PRÓ-GRÊMIO formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares para tal finalidade. Essa Comissão PRÓ-GRÊMIO deverá elaborar um Estatuto e organizar a Assembléia Geral dos estudantes. Nessa assembléia, deverá ser esclarecido a todos os estudantes o que é um Grêmio, qual a finalidade do Grêmio dentro da Escola, aprovar o Estatuto apresentado e formar a comissão eleitoral. No início da reunião, deve-se escolher um participante para secretariá-la, isto é, aquele que ficará com a incumbência de escrever tudo o que houve na reunião, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados e quantos votaram pela aprovação e quantos votaram contra, etc. No final da reunião, todos os presentes devem assinar esse documento. A Comissão Eleitoral ficará com a responsabilidade de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros dessa Comissão devem eleger um coordenador para centralizar as atividades. Esses também devem promover a apuração dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse. É muito importante produzir uma Ata Eleitoral onde constem as chapas e os candidatos concorrentes, as ocorrências e os resultados. Deve-se então juntar todas as atas e registrar tudo no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas ou em Cartório de Títulos e Documentos. O Grêmio é a organização dos estudantes na Escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que não fazem parte do Currículo Escolar, e também organizando reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras coisas. É muito importante criar o Grêmio em sua Escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar. O Grêmio Estudantil não terá caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos. A organização, o funcionamento e as atividades do Grêmio serão estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do corpo discente do Estabelecimento de Ensino, convocada para este fim, obedecendo à legislação pertinente. A aprovação do Estatuto, a escolha dos Dirigentes e dos Representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral. São sócios do Grêmio todos os alunos matriculados e com freqüência regular. Os representantes do Grêmio não poderão utilizar seu horário de aula para reuniões e quaisquer outras atividades sem autorização da Direção geral e do professor da turma. O Conselho de Representantes de Turma será eleito anualmente, no início do período letivo, em data fixada pelo Grêmio e/ou equipe pedagógica. As atividades do Grêmio serão supervisionadas pelo Conselheiro ( que deverá ser um profissional da Educação da Escola escolhido pelo Diretor e/ou alunos)O Conselho de Representantes de Turmas é a instância intermediária e deliberativa do Grêmio e será constituído pelos representantes de turmas eleitos pelos alunos de cada turma em voto secreto. O Estabelecimento de Ensino não se responsabilizará pelas dívidas ou outros compromissos assumidos pelo Grêmio . A realização de qualquer evento do Grêmio nas dependências do Estabelecimento deverá ser precedida de autorização do Conselho Escolar. Quando da realização de qualquer evento ou reunião no interior do Estabelecimento, o Grêmio será responsável pela manutenção da limpeza, da ordem e por qualquer dano ao patrimônio ou a material do Estabelecimento. Ao Conselheiro compete: I. acompanhar as atividades do Grêmio comparecendo à sua sede no mínimo uma vez por semana; II. informar à Direção do Estabelecimento sobre as atividades do Grêmio; III. apresentar sugestões para o melhor funcionamento do Grêmio e seu relacionamento com a Direção do Colégio; IV. comunicar com antecedência à Direção seu afastamento, justificando-o. V. responder junto às instituições bancárias pela abertura e movimentação de conta- corrente do Grêmio Estudantil. O balanço anual de movimento financeiro do Grêmio será apresentado à Assembléia Geral dos alunos e ao Conselho Escolar ao final de cada mandato. |
lho Escolar ao final de cada mandato. |